8 dicas para ter sucesso na capacitação de funcionários

    Funcionários bem preparados são essenciais para qualquer negócio, quando a equipe obtém a capacitação, habilidades e conhecimentos de que precisam, a empresa funciona melhor, pois sua equipe passa a executar seus trabalhos com maior competência e atende melhor seus clientes. Porém capacitar uma equipe não é uma ciência exata, e depende de alguns […]

 

 

Funcionários bem preparados são essenciais para qualquer negócio, quando a equipe obtém a capacitação, habilidades e conhecimentos de que precisam, a empresa funciona melhor, pois sua equipe passa a executar seus trabalhos com maior competência e atende melhor seus clientes. Porém capacitar uma equipe não é uma ciência exata, e depende de alguns fatores para que os resultados sejam positivos.

Nesse artigo separamos alguns pontos essenciais para que você e sua equipe alcancem bons resultados através dos diferentes programas de capacitação disponíveis no mercado:

 

1) Crie um plano


Antes de aderir um programa de capacitação para seus funcionários, você deve primeiro determinar o que deseja que eles aprendam. Caso contrário, você poderá perder o tempo de todos com informações que não são relevantes e um treinamento não estruturado.

Comece escrevendo tudo o que seus colaboradores devem possuir, como por exemplo, quais conhecimentos e habilidades eles devem ter para realizar seu trabalho com sucesso?

 

2) Alinhe o treinamento com as metas de negócios


Sempre conecte suas metas de treinamento às de negócios, para tornar seu treinamento um sucesso. Quando o treinamento está alinhado à estratégia de negócios da empresa, esse acaba sendo um investimento mais assertivo. Isso ajuda seus funcionários a entender claramente porque precisam passar pelo treinamento. Quando seus líderes e funcionários souberem o objetivo do treinamento, o impacto será maior.

 

3) Se atente aos feedbacks

 

Durante a duração de um curso de capacitação, os participantes devem fornecer feedback regular para garantir que o curso atenda às suas necessidades específicas. O tempo é valioso e é importante monitorar constantemente as atividades de treinamento para que possam ser ajustadas o mais rápido possível, se necessário.

 

4) Avalie os resultados do treinamento

 

Como todas as despesas de negócios, os investimentos em treinamento precisam ser justificados. Os resultados podem ser medidos de várias maneiras, incluindo pesquisas, testes, números de vendas e várias outras métricas, isso confirmará que o treinamento foi bem-sucedido ou revelará maneiras pelas quais o treinamento precisa ser aprimorado. Com a capacitação online fica mais fácil de acompanhar essas métricas e utilizá-las também para recompensar a equipe quando os resultados forem atingidos.

 

5) Atualize e acompanhe o treinamento a longo prazo

 

Em vez de simplesmente aprender o básico e ficar por conta própria, a equipe deve ter a oportunidade de continuar expandindo e aproveitando o que aprendeu. Eles também precisarão de algum nível de suporte contínuo para ajudá-los a implementar seu treinamento no local de trabalho e para lembrá-los de todos os detalhes esquecidos, o que no caso pode ser a ajuda de um funcionário mais experiente.

 

6) Dê aos funcionários a chance de usar suas novas habilidades


Novas habilidades e conhecimentos podem ser facilmente perdidos sem prática, por isso é importante que, após a conclusão do treinamento, a equipe tenha a chance de colocá-lo em prática. Os cursos de capacitação devem ser planejados para permitir que a equipe comece imediatamente a fazer a transição para o uso das novas ferramentas ou habilidades em seu trabalho.

 

7) Escolha um formato adequado para treinamento


Dependendo das necessidades de cada empresa, o treinamento pode ser realizado online em uma sala de aula ou em um modelo misto que combina os dois. Nenhuma dessas opções é uma solução única, portanto os gerentes precisam pensar nos requisitos e limitações que possuem. Para alguns, o treinamento somente em sala de aula pode não ser viável devido a restrições de tempo e o alto custo, enquanto outros podem achar que o treinamento online não seja atraente suficientemente para sua equipe.

 

8) Seja exemplo


E por último mas não menos importante, seja o exemplo para sua equipe. Alguns funcionários podem achar que o treinamento aplicado não é relevante para o trabalho. Por isso, é importante ajudá-los a entender a essencialidade desde o início, para que não vejam a capacitação como um desperdício de tempo valioso. Os colaboradores precisam vislumbrar o treinamento como um complemento importante para suas carreiras profissionais. Uma ótima maneira de estabelecer a correta conexão entre todos é você, como gestor ou administrador da empresa, se colocar como exemplo. Aponte como os treinamentos foram e são importantes para sua profissão e como podem ser determinantes em vários aspectos.

 

Ficou claro que investir no desenvolvimento da sua equipe é essencial para o sucesso do negócio, não é? Mas para alcançar os melhores resultados é preciso estar presente nessa jornada e acompanhar individualmente o progresso e as maiores dificuldades de cada um da equipe. Valorizar o feedback e recompensar metas atingidas também são ótimos aliados para bons resultados!

 

Cartão de TODOS

Redator

Cartão de TODOS e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Olá! Como podemos ajudar?