Coronavírus 11 de ago, 2022

Fadiga da pandemia: saiba o que é e como combatê-la

Se você já não aguenta mais ficar dentro de casa em isolamento social e já sente um cansaço só de ouvir falar em máscara e álcool em gel, temos um alívio: você não está sozinho e a ciência explica por quê. De acordo com uma recente pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), muitas pessoas […]

Se você já não aguenta mais ficar dentro de casa em isolamento social e já sente um cansaço só de ouvir falar em máscara e álcool em gel, temos um alívio: você não está sozinho e a ciência explica por quê. De acordo com uma recente pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), muitas pessoas estão se sentindo desmotivadas a seguir comportamentos preventivos contra a Covid-19, depois de lutar por meses para combater o vírus. No entanto, a prevenção continua sendo essencial, por isso, é importante adotar novas estratégias para driblar o cansaço.

Em seu relatório, a OMS explica que a fadiga da pandemia, definida como um cansaço e desmotivação para seguir as ações de prevenção, é uma reação esperada nesse estágio de crise devido à exaustão física e emocional. A pesquisa aponta que esse esgotamento é resultado de uma interação complexa de muitos fatores que acabam alterando a nossa percepção da realidade e do real perigo que estamos enfrentando. É como se literalmente estivéssemos sendo vencidos pelo cansaço.


O que fazer

Apesar da exaustão, vencer a fadiga da pandemia é realmente uma questão de vida ou morte. Por isso, acompanhe algumas estratégias para renovar as suas forças e seguir em frente nessa batalha!


Pratique o autocuidado

Procure cuidar de si mesmo e se conscientize sobre a importância da sua saúde e do seu bem-estar. Muitas vezes, simples cuidados, como um banho relaxante e uma refeição saborosa, podem renovar as suas energias;


Pense em uma motivação

Lembre-se de que a motivação para ter as ações preventivas contra a Covid-19 pode até não ser a sua saúde, mas a de sua família ou de outras pessoas com as quais convive. Pensar de uma forma altruísta é uma das melhores estratégias nesse momento.


Crie uma rotina de hábitos saudáveis

Quando conseguimos transformar as ações preventivas em hábitos de rotina, o cérebro tem menos sobrecarga pois não precisa processar novas decisões o tempo todo. Isso ajuda a reduzir o esgotamento emocional.


Não fuja da realidade

Não adianta fugir: a pandemia é uma realidade e precisamos manter os cuidados necessários. Nesse momento, buscar o equilíbrio é fundamental. Tente procurar alternativas para tornar o seu dia a dia mais leve, sem, contudo, negligenciar as medidas de prevenção.


Fontes: BBC e Relatório da OMS

Cartão de TODOS

Redator

Cartão de TODOS e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Olá! Como podemos ajudar?