Coronavírus 11 de ago, 2022

Tudo sobre o teste brasileiro que detecta anticorpos da Covid-19 em tempo recorde

Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná realizaram 96 testes rápidos que detectaram os anticorpos da Covid-19. Para facilitar o processo da testagem em massa, eles idealizaram um projeto de baixo custo. Realizado em pessoas que já tiveram contato com o vírus, o teste custou apenas R$ 10. De acordo Luciano Fernandes Huergos, pesquisador e professor […]

Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná realizaram 96 testes rápidos que detectaram os anticorpos da Covid-19.


Para facilitar o processo da testagem em massa, eles idealizaram um projeto de baixo custo.
Realizado em pessoas que já tiveram contato com o vírus, o teste custou apenas R$ 10.

De acordo Luciano Fernandes Huergos, pesquisador e professor bioquímico, para ter o resultado é necessário usar uma proteína do vírus. A partir do sequenciamento, já existente, é possível sintetizar o DNA e colher as informações.

Segundo o especialista, produzir o antígeno em laboratório também reduz os custos dos testes, que em sua maioria são importados. Após a primeira parte do processo, é feita a reação com o sangue do paciente contaminado. 

Durante a reação química, caso a solução fique colorida, significa que a pessoa tem anticorpos contra o Coronavírus, indicando que ela já foi contaminada em algum momento. Apesar de não identificar se o paciente está com o vírus naquele momento, é possível avaliar quantos já foram infectados.

Com isso, o teste consegue prever quanto tempo uma pessoa pode ficar imune e também avaliar se a resposta imunológica de uma futura vacina foi boa ou não.

Cartão de TODOS

Redator

Cartão de TODOS e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Olá! Como podemos ajudar?